Consulta do adolescente: abordagem clínica, orientações éticas e legais como instrumentos ao pediatra
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), adolescência compreende o período de vida entre 10 e 20 anos incompletos, caracte- rizado por importantes transformações físicas – crescimento como um todo e surgimento da puberdade, evidenciada pelos caracteres sexuais secundários – reorganização psíquica, peculiari- dades afetivo-sexuais, comportamentais, socio- culturais, espirituais, com busca de projetos de vida e outra percepção do mundo.
Tais peculiaridades são, em geral, pouco ob- servadas durante a formação acadêmica, neces- sitando de aprofundamento, por educação conti- nuada, sobre a abordagem diferenciada à saúde integral de adolescentes, ainda que o pediatra não seja especializado em Hebiatra/Medicina de Adolescentes. A capacitação técnica e a comunicação adequada são fatores que em muito bene- ficiam o relacionamento profissional-adolescen- te e seus familiares.
Nesse sentido, este documento tem por obje- tivo divulgar normas técnicas, leis e instrumentos que norteiem os procedimentos no atendimento desse recorte populacional.
Clique aqui e veja o arquivo completo.
|