Vírus e infecções virais

Vírus são microrganismos invisíveis, portanto assustam como fantasmas, pois não vemos sua presença nem quando irão atacar e causar doenças. E são muitas as doenças causadas por vírus de várias espécies e tipos, alguns com o diagnóstico difícil ou tardio.

Com tantas mudanças climáticas e rápidas mutações, alguns vírus surgem ao redor do mundo e vão assustando as populações e também os cientistas. O novo coronavírus ou Covid-19 é um dos novos tipos originados de algum vírus mutante do reino animal e que foi diagnosticado na China e já chegou ao Brasil.

Além desses casos emblemáticos mostrados pela mídia, em nosso país existem muitos outros tipos de vírus com endemias e epidemias populacionais frequentes.

Os vírus respiratórios são muito comuns na infância e na adolescência. Por exemplo, o vírus da influenza H1N1, que causa a gripe e para o qual já existe a vacina antigripal recomendada para todos, cuja campanha em 2020 foi antecipada para março.

Sarampo também é uma infecção viral que pode ser prevenida com vacina, bem como rubéola, caxumba e outras doenças virais.

Em meio a tanto medo, fakenews e informações desencontradas, muitas pessoas se perguntam o que fazer para prevenir o contágio por vírus e uma infecção viral. Sempre são necessárias e prioritárias medidas de higiene como:

• Lavar as mãos com sabonete e com mais frequência, durante 20 segundos (uma dica é: o tempo ideal de ensaboar dura uma canção como Parabéns pra você), ao chegar em casa, antes das refeições, sempre depois de ir ao banheiro, antes de dormir.
• Usar álcool em gel para reforçar a limpeza das mãos.
• Tomar banho sempre que possível e depois de praticar exercícios ou atividades esportivas.
• Lavar mais frequentemente o rosto.
• Não tocar com mãos sujas a boca, o nariz e os olhos.
• Tomar cuidado ao tossir e espirrar! Ter sempre na bolsa/mochila lenços de papel descartável para cobrir o nariz e boca ao tossir e espirrar e para assoar o nariz ou cuspir. Depois descartar na lata de lixo.
• Evitar beijar, abraçar, apertar mãos de pessoas desconhecidas.
• Evitar aglomerados públicos, lugares fechados sem circulação de ar.
• Limpar os filtros dos aparelhos de ar-condicionado com mais frequência.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies contaminados e tocados com frequência como maçaneta, celular, controle remoto, além de talheres, copos e pratos, que devem ser de uso individual.
• As máscaras tipo cirúrgicas só são recomendadas para pessoas debilitadas ou que estejam imunodeprimidas ou já doentes e devem ser trocadas e descartadas de três a quatro horas.
• Melhorar a alimentação e a resistência com a ingestão de frutas excelentes fontes de vitamina C, que previnem infecções.

A maioria dos vírus respiratórios têm um período de incubação entre cinco a 12 dias para o início dos sintomas, e por isso a transmissão pode ser silenciosa, sem o aparecimento da doença mesmo no portador do vírus, por isso as infecções virais se alastram com tanta facilidade e rapidamente.

Principais sintomas das infecções respiratórias são:

• Febre
• Tosse
• Espirros e coriza nasal
• Dificuldade de respiração
• Pneumonia
• Cansaço generalizado e fraqueza muscular.

Não vacile adiando a procura por ajuda médica. Na Clínica de Adolescentes temos uma equipe multidisciplinar preparada para diagnosticar e promover o melhor tratamento para essas doenças.

Dra. Evelyn Eisenstein, pediatra e hebiatra com mais de 40 anos de experiência e diretora médica da Clínica de Adolescentes