Cuidados com o sol para um verão saudável


Chegou o verão e com ele as férias, viva! Nessa época é uma delícia aproveitar mais as praias, parques e a natureza. Toda essa alegria e descanso são mais que merecidos, mas não podemos nos esquecer de algo muito importante: os cuidados com a pele.
 
Vivemos abaixo da linha do Equador e é sempre importante saber sobre a incidência das radiações UVA e UVB (ultravioleta A e B), além de checar as condições meteorológicas do dia. Esses cuidados incluem olhar a sensação térmica, índice UV, ventos e padrão de umidade do local onde você vai estar, além das possibilidades de sombra ou proteção ambiental.
 
Alguns cuidados devem ser tomados, como evitar exposição direta ao sol entre 9h e 15h; usar filtro solar diariamente e reaplicá-lo em intervalos de duas a três horas e depois do mergulho no mar ou na piscina. Aplique-o em quantidades razoáveis e escolha o fator de proteção solar (FPS) de acordo com as características de sua pele (se mais sensível e clara ou mais oleosa e escura).
 
Vale lembrar que todas as áreas do corpo precisam ser protegidas com o filtro solar, pois o sal do mar e os reflexos da areia aumentam o poder da radiação solar, principalmente para as áreas corporais mais sensíveis, como pontas das orelhas, em volta dos olhos, nuca, pescoço, ombros, além da região torácica e pés, quase sempre esquecidos – nos lábios vale passar protetor específico para essa área.
 
Queimaduras

Às vezes, o encontro com @s amig@s ou namorad@ é tão legal que acabamos nos esquecendo de aplicar ou reaplicar o protetor solar, gerando problemas como queimaduras na pele.
 
Isso acontece porque a exposição solar sem os devidos cuidados pode causar queimadura, que começa a se manifestar de meia hora a duas horas depois da exposição solar. A dor e a ardência geralmente só aparecem no final do dia, complicando ao se deitar. A queimadura é denominada eritema solar, sendo considerada de primeiro grau nos casos de ardência e vermelhidão. Quando existem bolhas na pele, é considerada de segundo grau. Para evitá-la, além do uso adequado do protetor solar é importante ao sair da praia ou da piscina lavar bem a pele com sabonete neutro e os cabelos com xampu apropriado, além de aplicar creme hidratante na pele durante dois a três dias.
 
Queimaduras solares podem ser evitadas de forma muito simples com alguns cuidados como aplicar o protetor solar, levar para a praia guarda-sol, usar chapéu ou boné, óculos de sol com proteção UV.
 
O verão é o tempo ideal para a prática de esportes, e para não sofrer os efeitos do sol, vale a pena usar luvas protetoras para remadores ou pescadores ou mesmo roupas com proteção UV, principalmente para os surfistas, jogadores de futebol e vôlei, ou durante os passeios a pé ou de bicicleta.
 
Fique atento para o uso de medicamentos, como antibióticos, contraceptivos, ácido retinoico ou anti-inflamatórios, que podem aumentar os efeitos dos raios solares causando queimaduras, manchas e outros problemas na pele.
 
Adolescentes com problemas como acne, espinhas ou vitiligo devem ser muito cuidadosos com o sol.
 
Outros problemas

Muitas vezes nos distraímos batendo papo com os amigos após o mergulho e acabamos ficando com a roupa de banho e shorts molhados, aumentando a possibilidade de irritação ou mesmo micoses nas regiões de atrito com a pele.
 
Lembre-se que se hidratar também é fundamental: beber água, água de coco, chá, mate gelado ou sucos de frutas é uma delícia e faz muito bem para o corpo. Mas cuidado para não deixar cair suco de limão ou laranja na pele, pois poderá produzir queimadura ou mancha escura na região.
 
Muit@s adolescentes querem ter o corpo considerado pela mídia como ideal e acabam não se alimentando adequadamente, vindo a passar mal sentindo câimbras, tonteiras, desmaios, boca seca e sede intensa. Esses são sinais de um possível choque térmico ou mesmo exaustão ao sol devido à desidratação.
 
Uma dica especial para @s adolescentes: o corpo ideal é o seu! Não importa o que os padrões impõem, o importante é levar uma vida saudável, alimentar-se bem e aproveitar com muita alegria e amig@s o verão.
 
Aproveite

O sol é um grande aliado da saúde e ajuda a viver dias muito animados ao lado de amig@s e pessoas queridas. Então, que tal aproveitar os dias lindos ao ar livre, desconectar do celular, se divertir e ter contato com a natureza, praticar esportes, bater papo e curtir muito?
 
Caso haja exposição excessiva ao sol, surgindo qualquer lesão suspeita, não tenha medo de procurar consulta médica especializada. Na Clínica de Adolescentes, temos uma equipe multidisciplinar para ajudar a resolver esse problema e cuidar da sua saúde.

Dra. Evelyn Eisenstein, pediatra e hebiatra com mais de 40 anos de experiência e diretora médica da Clínica de Adolescentes

 
 
Clique para ampliar o mapa
e ver nossa localização.