Como saber se meu filh@ tem transtorno alimentar?


Anorexia, bulimia e obesidade podem ser desencadeados por problemas psicológicos

Os transtornos alimentares são caracterizados por uma ideia distorcida que o indivíduo tem do próprio corpo. Entre os principais tipos estão a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e a obesidade.

Atualmente, há um expressivo aumento na quantidade de adolescentes e de pessoas adultas que sofrem de transtorno alimentar. O corpo está em transformação e em face das dificuldades emocionais, o adolescente passa a comer em demasia ou deixa de comer.

É preciso que os pais estejam atentos para observar o que há por trás dessa vontade ou desejo incontrolável de restringir alimentos e comer pouco! Ou, por outro lado, comer demais e sem parar. A pressão da sociedade completamente entregue ao narcisismo e à imagem da beleza conforme percebida em modelos ou celebridades pode fazer com que o adolescente se sinta diferente e acredite que seu corpo chama atenção negativamente dessa mesma sociedade.

Para poder ajudá-lo, é preciso entender esses distúrbios alimentares. A anorexia se manifesta pela perda de peso autoinduzida com um medo intenso de ficar gord@. Já a bulimia se caracteriza por compulsões em que o indivíduo consome grandes quantidades de comida e após comer sente mal-estar e vergonha, o que leva à indução do vômito.

Por fim, a obesidade tem como ponto de partida a disfunção dos mecanismos de saciedade ou apetite, no qual o alimento é, num primeiro momento, a solução para a angústia do indivíduo e que, passado o efeito de “encher a barriga”, tende a retornar a vontade de comer. A obesidade pode ser determinada por vários fatores, tais como genético, psicossociais – transtornos de ansiedade, depressão etc. – e doenças como da tireoide.

Os transtornos alimentares podem estar associados entre si durante alguns episódios como, por exemplo, a anorexia e a bulimia.

Algumas queixas frequentes podem identificar os transtornos alimentares:

- Falta de apetite
- Emagrecimento progressivo
- Indução ao vômito
- Uso frequente de laxantes
- Prática excessiva de exercícios físicos
- Interrupção da menstruação por três ciclos consecutivos
- Episódios de pressão baixa, como tonteiras e mãos frias
- Fadiga ou cansaço excessivo
- Palpitações
- Queda de cabelos
- Perda de memória
- Depressão
- Ansiedade
- Isolamento social
- Irritabilidade e conflitos familiares
- Insônia
- Dietas restritivas e contagem de calorias
- Comer em excesso alimentos industrializados e fast food
- Distorção da imagem corporal (apesar de emagrecida, percebe-se gorda)
- Sedentarismo
- Anemia
Para prevenir os transtornos alimentares é importante:
- Hábitos saudáveis na alimentação
- Prática de exercícios físicos sob orientação
- Ter equilíbrio e saúde mental
- Mudanças no estilo de vida
Além desses transtornos alimentares mais conhecidos, temos outros distúrbios alimentares como:
- Hiperfagia - exacerbada ingestão de alimentos
- Ortexia nervosa - obsessão por alimentos saudáveis e nutritivos
- Alotriofagia - consumo de substâncias não nutritivas como: tijolo, batom, cabelos etc.
- Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) – consumo de alimentos em grandes quantidades por um período de tempo
- Vigorexia ou Síndrome de Adônis em referência ao deus grego da beleza - transtorno de ansiedade que provoca distorção de imagem e é comum em pessoas do sexo masculino

Tratamento:

Os casos de transtorno alimentar devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar – médico pediatra ou clínico, psicólogo, psiquiatra, nutricionista e terapia de família. A Clínica de Adolescentes faz essa avaliação e acompanhamento multidisciplinar. Converse com nossos especialistas.

Dra. Daniela Lemos, psicóloga da Clínica de Adolescentes

BIBLIOGRAFIA:
1. Dalgalarrondo, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais /- 2.ed. - Porto Alegre: Artmed, 2008.
2. Paim, Isaías, Curso de psicopatologia /Isaías Paim – 11.ed.rev. e ampl. – São Paulo: EPU, 1993.
3. Fernandes, Maria Helena, Transtornos alimentares: anorexia e bulimia/São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006 – Coleção Clinica psicanalítica /dirigida por Flávio Carvalho Ferraz);
4. Freud, S. (1905) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol.VII, Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1987.
5.  Freud, S. (1929) O mal estar na civilização in. Edição Standard brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XXI Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1976.
6. https://www.infoescola.com/doencas/hiperfagia/ . Acesso em 02.03.19
7. https://www.infoescola.com/saude/disfuncoes-alimentares/ Acesso em 02.03.2019

 
 
Clique para ampliar o mapa
e ver nossa localização.